segunda-feira, 9 de julho de 2012

Sexo não é bicho-papão!

Como falar sobre sexo com crianças pequenas? Em casa ou na escola, como lidar com as primeiras dúvidas ou situações que deixam pai e mãe de “cabelo em pé”? Com esse material em mãos, essas questões não serão mais problemas.

 Sexo não é bicho-papão! é o livro que estava faltando para a educação sexual do seu filho ou aluno. Todo ilustrado por Bia Salgueiro, o livro apresenta, numa linguagem clara, didática e afetiva, as principais curiosidades que a criança de 5, 6 anos tem sobre seu corpo e a sexualidade. Elaborado para ser interativo, a criança pode escrever, pintar e colocar sua opinião.

   O livro vem com um CD com músicas feitas especialmente para ele e um Guia com as informações necessárias para pais e professores.

   As quatro músicas do CD, compostas por Zé Zuca (cantor, compositor e arte- educador), falam sobre Identidade, Diferenças entre as pessoas, Corpo e Como nascem os bebês.

   O Guia objetiva auxiliar os pais, tirando dúvidas e preparando-os para lidar com as situações do dia a dia.

   O professor, por sua vez, terá em mãos um pequeno manual com toda a orientação pedagógica necessária para que possa realizar seu trabalho de educação sexual, passo a passo, com a metodologia mais adequada e as dinâmicas indicadas para uma melhor integração e aproveitamento de conteúdo por parte dos alunos.

   As atividades pedagógicas propostas estão inseridas no contexto escolar, relacionando-se aos Parâmetros Curriculares Nacionais e às diretrizes para o trabalho com crianças.

   O livro Sexo não é bicho-papão!, o guia para pais e professores e o CD se apresentam num momento em que os pais em casa e o professor na escola objetivam estar em consonância com as demandas atuais da sociedade. E nesse caso, as questões sociais, sexuais, de cidadania, entre tantas outras, que interferem no dia a dia das crianças, não podem ficar de fora dessa discussão.

   Essas temáticas, por sua importância na formação das nossas crianças, há muito tempo têm sido a preocupação dos pais e motivo de novas propostas de educação, incorporadas aos currículos ou a projetos pedagógicos de centenas de milhares de instituições de ensino do país.

   Portanto, todos serão presenteados com Sexo não é bicho-papão!: as crianças pequenas terão um livro cuidadosamente preparado para esclarecer suas dúvidas; os pais, um instrumento para facilitar essa conversa; e os professores, um material para auxiliá-los num trabalho mais bem fundamentado e de melhor qualidade.

   Sabemos que a não-satisfação das curiosidades das crianças gera ansiedade e tensão, porque são questões muito significativas para a subjetividade de cada pessoa. A oferta, por parte da escola, de um trabalho com o livro Sexo não é bicho-papão! vai ajudá-las a esclarecer suas dúvidas, o que contribui para sua formação e alívio da ansiedade que, muitas vezes, interfere em seu aprendizado.

   Razões para ler o livro Sexo não é bicho-papão!

   1- A criança mais bem informada terá maiores chances de lidar com a sexualidade e, no futuro, vivenciá-la sem culpa;

   2- Conversar sobre esse assunto ajuda a destruir alguns mitos e a corrigir informações e conceitos equivocados;

   3- Quando não tem um espaço para falar sobre sexo claramente e elaborar suas dúvidas, a criança cria fantasias que geram ansiedade e que, muitas vezes, no futuro, trazem prejuízos emocionais, de relacionamento e sexuais;

   4- Possibilita um aumento da intimidade entre pais e filhos;

   5- Quando conversam, as crianças ficam mais tranquilas porque têm suas dúvidas sanadas;

   6- A criança aprende a conhecer melhor o próprio corpo e a sexualidade;

   7- Identifica situações de possíveis abusos sexuais.

   Um livro escrito por quem entende do assunto

   Marcos Ribeiro é professor. Realiza trabalhos de consultoria para instituições públicas e privadas, tais como: Programa Nacional de DST/AIDS do Ministério da Saúde, Fundação Roberto Marinho e escolas de Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio, entre outras.

   É parecerista dos Parâmetros Curriculares Nacionais e coautor dos Parâmetros Curriculares Nacionais em Ação (Tema transversal: Orientação Sexual) para o Ministério da Educação.

   É responsável por um programa de educação sexual e prevenção, que realiza por meio de cursos, implantação de projetos e palestras, em todo país.

   Autor, premiado pela Academia Brasileira de Letras, de livros sobre sexualidade, já adaptados para o teatro e um vídeo no continente africano.

   Seus livros fazem parte do Programa Nacional da Escola – Fundo Nacional do Desenvolvimento da Educação e do Programa FOME DE LIVRO – Fundação Biblioteca Nacional, ambos do Ministério da Educação.

   Opiniões sobre o livro de Marcos Ribeiro
 
   “Este novo livro, Sexo não é bicho-papão, vem preencher uma lacuna na produção de materiais educativos que abordam a sexualidade da criança. Trata-se de um guia para pais e professores que tem por objetivo apresentar um conjunto de temas e de ferramentas, que pode ser aplicado na escola e dentro de casa. Como guia de orientação está construído de forma lúdica e reflexiva. Os assuntos são bastante atuais e está orientado para uma estratégia pedagógica que valoriza o diálogo e a participação das crianças na construção de seus conceitos. É um guia que convoca o educador para ação e lhe oferece a oportunidade de perceber e vivenciar a mudança em relação à sexualidade.

   O livro guia de Marcos Ribeiro é sem dúvida um instrumento que não pode deixar de estar presente na sala de aula, nele estão presente às lições de afeto e de humanismo, tudo que desejamos para uma educação solidária e democrática...”

   Dr. Pedro Chequer
   Consultor Regional para a América Latina do Programa das Nações Unidas para Aids (UNAIDS)


   “Sexo não é bicho-papão! resgata muito da essência original da educação sexual brasileira, aquela que a colocava como um direito cidadão à saúde física, mental e emocional. Porém, o toque contemporâneo surge ao juntar os mundos da criança, dos pais e dos professores neste kit que se torna uma gostosa aprendizagem para todos...”

   Dra. Arletty Pinel
   Chefe de Saúde Reprodutiva, Fundo de População das Nações Unidas (UNFPA)


   “O Marcos Ribeiro, que escreveu esse livro, é a pessoa que melhor sabe conversar com as crianças sobre coisas que muita gente tem vergonha de falar. Mas ninguém tem que ter vergonha do seu próprio corpo e muito menos da sua sexualidade.

   Nessa idade as crianças querem descobrir o que está acontecendo com elas. E é muito importante para o seu desenvolvimento futuro que recebam informações corretas. Com ilustrações vivas e coloridas, este livro explica numa maneira simples e especialmente amorosa os pontos chaves do seu crescimento sexual”.

   Maria Helena Matarazzo
   Sexóloga

Um comentário:

  1. Gostei da indicação. Goste deste autor pela postura dele muito segura, pertinente e educativa em relação ao conceito de sexualidade e gênero. Obrigada pela dica. Já repassei!

    ResponderExcluir